Conheça o MEJ – Movimento Empresa Júnior

Jornal Jr

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu em Paris, França, em 1967. No ano de 1988, o Movimento chegou ao Brasil e hoje agrega mais de mil Empresas Juniores em todo o país. O MEJ tem como principal objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendem durante a graduação, além de ser um diferencial para a formação acadêmica dos estudantes. O Movimento engloba todas as diversas fundações e entidades que o auxiliam na manutenção das Empresas Juniores. Se você faz parte de uma EJ, você está incluso nele!

Empresa Júnior

Para facilitar a compreensão, montamos uma lista especial para se entender um pouco mais sobre esse movimento tão grande:

  • Brasil Júnior

A Brasil Junior (BJ), criada em 2003, é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Dentro do Movimento, ela é a entidade que une e representa as EJs de todo o Brasil. Seu principal objetivo é ajudar na regulamentação das atividades das empresas juniores por todo o país. Além disso, promove a integração dos empresários juniores pelo Brasil. Atualmente, ela regulamenta cerca de 1.000 empresas.

Empresa Júnior
Números da Brasil Júnior quanto as suas EJs e projetos / Foto: Brasil Júnior
  • FEJESP

A FEJESP (Federação das Empresas Júniores do Estado de São Paulo) é o órgão responsável por unificar as EJs do Estado de São Paulo. A Federação tem como função desenvolver, representar e integrar as empresas do estado. Atualmente é responsável por 52 EJs espalhadas por 20 cidades.

Abaixo da FEJESP, mas não menos importante, existem os núcleos responsáveis pelas Empresas Juniores de suas instituições. No caso da UNESP, o Núcleo UNESP faz essa função.

  • Núcleo UNESP

O Núcleo foi criado em 2006 por alunos da Universidade. O grande objetivo do Núcleo é unir as Empresas Juniores da Unesp das mais diversas áreas de atuação e fortalecer o Movimento Empresa Júnior (MEJ). O Núcleo promove a integração e a troca de informações e tecnologias desenvolvidas nos projetos das empresas juniores distribuídas pelo Estado de São Paulo.

Hoje, na UNESP de Bauru, existem aproximadamente 10 Empresas Juniores. Entre elas, a Jornal Jr.

  • Jornal Jr.

Fundada em 21 de março de 2006, a Jornal Júnior é a Empresa Júnior do curso de ‘Comunicação Social – Jornalismo’ da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP de Bauru. Sem fins lucrativos, a agência desenvolve projetos que permitem aos membros efetivos aplicarem o conhecimento acadêmico adquirido.

Empresa Júnior
Equipe da Jornal Jr. na Semana de Jornal 2017

Todas essas entidades, em conjunto, montam o Movimento Empresa Júnior. Se você ainda está confuso, não tem problema. Montamos uma linha do tempo para auxiliar no entendimento de todas essas fundações:

Empresa Júnior
Linha do tempo sobre a evolução do MEJ ao longo dos anos

Para conhecer ainda mais sobre o Movimento e a Brasil Júnior, acesse o site da BJ. Nele, você encontrará informações sobre a história do MEJ, processo seletivo de uma EJ e sobre o Encontro Nacional de Empresas Júniores (ENEJ).

E se você deseja conhecer mais sobre a Jornal Jr. e os nossos serviços quanto empresa júnior, acesse o nosso site ou a nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *