Comprar seguidores nas redes sociais gera engajamento real?Conheça os motivos para você evitar essa prática e investir em uma estratégia de marketing digital efetiva

Jornal Jr

Comprar seguidores nas redes sociais é uma prática que tem se tornado comum no contexto atual em que as mídias digitais estão presentes em nossa vida o tempo inteiro. 

O Instagram, por exemplo, se tornou uma rede social indispensável para a maioria dos empreendedores nos últimos anos, atingindo a posição de quarta rede mais usada pelos brasileiros, atrás apenas do YouTube, Facebook e WhatsApp. 

Assim, fica clara a importância de incluir essa rede social na sua estratégia de marketing digital, mas como conseguir engajamento e conversões rapidamente e de forma duradoura?

Muitas pessoas são atraídas pela proposta de pagar determinado valor para obter uma enorme quantidade de seguidores comprados em sites ou mesmo oferecidos por perfis no próprio Instagram, acreditando que isso irá gerar os resultados esperados

comprar seguidores

Entretanto, listamos aqui 4 motivos para você não cair nessa:

Sua imagem pode ser comprometida

Ao comprar seguidores, por mais que seja garantido que são reais, você encherá seu perfil de espectadores fantasmas

Esses usuários são parte de enormes bases de dados imitando perfis de pessoas que não existem. Por mais que pareça não ter problema, isso trará uma imagem ruim do seu negócio ao criar uma grande diferença entre a quantidade de seguidores e a de engajamento nas publicações.

Dessa forma, seus seguidores de verdade podem achar que sua a marca e seus produtos não são bons, devido ao baixo número de curtidas e comentários nos posts. Ou seja, mesmo tendo um alto número de curtidas, falta a credibilidade.

Além disso, alguns podem até perceber que você tentou “burlar as regras do Instagram” e vão questionar se outras posturas antiéticas poderiam ser feitas por você em meio a processos de compra de um produto ou serviço. Provavelmente além de não vender, você poderá ganhar um difamador da sua marca.

Comprar seguidores não garante que você vai atingir seus objetivos

Pensando nos seus desejos como marca, você poderia: querer aumentar a visibilidade do seu negócio em determinada região ou na própria rede social, criar um canal de relacionamento com os clientes, conseguir clientes novos, vender mais ou trabalhar a sua imagem no mercado. 

Mas é impossível fazer qualquer uma dessas coisas no Instagram sem a interação de pessoas reais! Elas que irão curtir, comentar, mencionar seu perfil e compartilhar suas publicações, fazendo com que suas métricas subam e seus resultados ultrapassem os limites da Internet.

Se não for assim, todo seu esforço para postar conteúdo constantemente será direcionado a uma pequena audiência de pessoas reais e uma audiência enorme de robôs sem utilidade.

O Instagram trabalhará contra você

O algoritmo do Instagram é atualizado com base na experiência do usuário, coletando dados sobre quem as pessoas seguem e o que curtem e comentam para personalizar cada vez mais o que aparece ou não no feed do usuário. 

Ao identificar uma conta com muitos seguidores e poucas interações, o Instagram deixará de colocar suas postagens até para seus seguidores reais por entender que aquele conteúdo não é relevante.

Como se não bastasse todas essas desvantagens, sua conta ainda pode ser penalizada pelo aplicativo. Isso porque ele trabalha para oferecer a melhor experiência para perfis reais, ou seja, perfis falsos podem dificultar esse objetivo. Sendo assim, você pode ter seu acesso e conteúdos bloqueados pela rede social.

Existem outras métricas e formas de crescer

O número de seguidores do seu perfil não é a única métrica que demonstra um bom trabalho de marketing digital no Instagram. No máximo, ele te permite acessar o recurso de arrastar para cima em stories. 

Já ter uma conta comercial permite a você aferir métricas como visitas no perfil, alcance, impressões, cliques no site e outros dados estratégicos para quem quer crescer no ambiente virtual. 

Aliado a isso, é possível obter ótimos resultados (orgânicos e pagos) através de postagens atraentes e regulares, variar entre imagens e vídeos, usar corretamente as hashtags, postar stories e organizar o feed e os destaques, entre outras ações que devem ser pensadas e concretizadas de forma contínua.

A Jornal Jr. pode te ajudar a alcançar esses resultados de forma natural através de estratégias como essa. Para saber mais sobre estratégias de marketing digital e como fazer conteúdo de qualidade para suas redes sociais, entre em contato com a nossa agência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *