Dia Mundial do Doador de Sangue – Doa Unesp Bauru 2019Uma doação pode salvar 4 vidas, e aí, vamos doar?

Jornal Jr
Campanha Doa Unesp Bauru 2019 – Foto: Geovana Arruda, Ligia Takau, Fernanda Garcia, Bianca Jobstraibizer.

Hoje, dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data na qual homenageia-se os doadores que são responsáveis por salvar diversas vidas todos os anos ao redor do mundo, e também conscientizar aqueles que nunca doaram sobre este ato tão importante.

O dia foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014  em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, nesta mesma data. Ele foi um imunologista austríaco que desvendou o fator Rh e outras diferenças entre os tipos sanguíneos.

Em comemoração a esse dia, realizamos a cobertura de um evento muito legal promovido pela Associação Atlética do Campus de Bauru e a Liga Interuniversitária de Esportes Universitários (LIEU) , o “Doa Unesp Bauru 2019”. A ação ocorreu dia 23 de maio de 2019 e teve como intuito incentivar e viabilizar a comunidade unespiana  a doação de sangue.

Membros da Atlética da Unesp de Bauru – Foto: Geovana Arruda, Ligia Takau, Fernanda Garcia, Bianca Jobstraibizer.

A responsável pela organização do evento, Diretora de Ação Social da Atlética de Bauru, Gabriella Almeida (Búzios), disse para nossa equipe que fica muito feliz de ver a mobilização dos unespianos para a doação, principalmente como uma forma de retorno a sociedade.

A estudante do curso de Artes Visuais, Bárbara, diz que, a facilidade de poder doar sangue, ainda mais no horário da aula de sua graduação, a companhia das amigas e poder ajudar quem precisa foram as principais causas para que ela fosse até o Departamento de Biologia fazer parte da ação.

Alunas do campus presentes no evento – Foto: Geovana Arruda, Ligia Takau, Fernanda Garcia, Bianca Jobstraibizer.

O evento teve ótimos resultados com vários novos doadores de sangue que abraçaram a causa e contribuíram para milhares de vidas. Além da doação de sangue, havia também na ação a coleta para o banco de dados de medula, no qual futuramente pode ser usado para gerar futuros doadores de Medula Óssea.

Por fim, vale ressaltar que esta é uma ação de grande importância para todos e que, assim como diz o lema do evento, uma doação pode salvar 4 vidas.  

Foto: Geovana Arruda, Ligia Takau, Fernanda Garcia, Bianca Jobstraibizer.

Todas as fotos do evento estão no link: https://www.facebook.com/pg/jornaljr/photos/?tab=album&album_id=2759326164082881

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *