Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONUOs ODS foram implantados pela ONU, afim de promover um desenvolvimento sustentável

Conheço um pouco mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como eles se aplicam ao nosso trabalho.
Jornal Jr
O Desenvolvimento Sustentável contribui para que possamos crescer sem prejudicar nosso futuro.

Nos últimos anos tem sido muito comum falar sobre desenvolvimento sustentável. Mas afinal, você sabe o que significa isso e como alcançá-lo? Caso sua resposta seja não, confira nosso texto abaixo.

Antes de falarmos sobre desenvolvimento sustentável, é importante destacarmos o significado de uma palavra que vem ganhando cada vez mais espaço, tanto no mundo dos negócios, como no nosso cotidiano, a SUSTENTABILIDADE.

De acordo com o dicionário online Dicio, a palavra sustentabilidade é um “conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras”. De uma maneira mais clara, é administrar hoje para que não falte amanhã.

O conceito de sustentabilidade é muito abrangente, e encabeça vários pontos para que as gerações futuras tenham condições de vida saudáveis e com recursos em abundância. As práticas sustentáveis vão desde a preservação do meio ambiente, utilização racional de recursos essenciais para a vida humana, até práticas econômicas adequadas para o restante da sociedade.

Essas práticas se bem aplicadas, irão permitir que tanto nós, como nossos filhos e filhas, netos e netas, tenham condições de vida plena e em abundância. Mas para aplicar essas práticas, são necessários objetivos, até porque sem objetivos definidos fica mais difícil chegar aos bons resultados.

E aqui vai uma dica que vai facilitar sua vida: a ONU deixou para você uma lista pronta, com todos os objetivos a serem conquistados para um desenvolvimento sustentável.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Visando o crescimento e desenvolvimento dos países de uma maneira justa e sem agredir as gerações futuras, a Organização das Nações Unidas (ONU), promoveu um encontro em 2015 com mais de 150 lideranças de todos os cantos do mundo.

Sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York nos Estados Unidos

A partir dessa reunião de lideranças, foi implementada uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como ODS. De acordo com o que foi acertado nessa reunião, os países terão até 2030 para implementar esses objetivos de maneira integral.

Dessa forma, os objetivos a serem atingidos são os seguintes:

1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4 – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável como objetivo

Você pode estar se perguntando nesse exato momento: “mas o que eu tenho a ver com isso?”, ou então “como vou fazer para cumprir com todos esses objetivos?”. Calma, não precisa se preocupar e nem se desesperar.

Cumprir todas essas tarefas pode ser um pouco difícil, pois nem todas as pessoas ou empresas conseguem agir diretamente em todos os objetivos. Por outro lado, podemos tentar realizar os objetivos que estão dentro do nosso alcance, tanto no ambiente profissional como também no âmbito social.

Abrir mão dessas práticas e objetivos pode significar um futuro ruim para seu negócio e também para o futuro da sociedade. Dessa forma, torna-se um dever de qualquer cidadão ou cidadã apoiar as práticas que estiverem fora de seu alcance, e principalmente realizar as suas tarefas que podem ser feitas.

Então acredite, você pode fazer a sua parte para o Brasil e o planeta se desenvolverem melhor.

A Jornal Jr. e seus integrantes acreditam nisso e fazem sua parte.

A Jornal Jr. e os ODS

Todas as empresas nos dias de hoje tem como obrigação, aplicar práticas de desenvolvimento sustentável de acordo com suas atividades. E nós da Jornal Jr. não estamos alheios a isso.

Considerando o que está dentro do nosso alcance como uma empresa Júnior de comunicação, nós já alcançamos os objetivos cinco e oito, dentre os 17 previstos pela ONU.

Dentro do objetivo cinco, que se trata de alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, a nossa empresa tem conseguido cumprir o seu papel. Dos quatro setores da Jornal Jr., três são comandados por mulheres, e além disso temos uma presidente mulher, que gerencia e comanda a empresa. As mulheres na linha de frente da empresa são:

Lígia Takau – Presidente
Rafaela Thimoteo – Diretora de Comunicação
Vitória Silva – Diretora de Comercial
Maria Clara – Diretora de Gente

https://www.instagram.com/p/BxLOHRBBq3k/
https://www.instagram.com/p/BxIqamQhWIy/
https://www.instagram.com/p/BxKsS_Kh_8o/
https://www.instagram.com/p/BxISkO0hEvJ/

Nossa empresa também já realizou serviços para mulheres que promovem a igualdade de gênero e a participação da mulher no mercado de trabalho. Entre elas, citamos o exemplo da PR Consultoria Criativa, de Paula Rocha e Clara Cortez, embaixadoras da Rede Mulher Empreendedora e clientes para as quais fizemos gestão de mídias e também a cobertura fotográfica de um de seus eventos, o Café com Empreendedoras, em Bauru.

Em relação ao objetivo oito, que fala em promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, a Jornal Jr. trabalha de uma forma que garanta a inclusão de pessoas, independente de sua religião, etnia ou orientação sexual, e além disso procurar sempre dar condições de trabalho excelentes para todos e todas que fazem parte da empresa.

Além disso, buscamos contribuir com o crescimento econômico sustentado, oferecendo serviços de qualidade, com preços abaixo da média do mercado (considerando que somos uma empresa júnior), o que permite que empresas com um orçamento baixo possam investir em divulgação por mídias sociais e assim consecutivamente obter mais clientes e por consequência conquistar o crescimento.

Apesar de a Jornal Jr. não estar diretamente ligada com os outros 15 objetivos apresentados para 2030 pela ONU, a empresa apoia que os mesmos sejam implantados por todos os países, pois só assim o mundo conseguirá atingir uma evolução sem agredir as gerações futuras.

Agora que você está familiarizado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, você pode se juntar a Jornal Jr. e começar a praticá-los dentro da sua realidade.

Alguma dúvida ou sugestão sobre o tema? Deixe nos comentários.

Leia também: O Marketing 4.0 é o futuro do Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *