Ensaio de Dia das MãesDesmistificando a maternidade durante a graduação

Jornal Jr

Desmistificando a maternidade durante a graduação

Hoje é Dia das Mães, dia em que comemoramos a vida e a maternidade.

Nessa data tão especial, a Jornal Jr fez um ensaio fotográfico de extrema importância que demonstra que ser mãe além de envolver amor, cuidado e carinho, envolve também muita entrega, tempo e dedicação.

Se tornar mãe durante a universidade é um grande desafio e ainda é visto como tabu. A ideia desse ensaio é desmistificar a gravidez na graduação, contando histórias reais.

O apoio é essencial

O apoio do companheiro, família e universidade é extremamente importante nesse momento, Letícia Nogueira, 24 anos, descobriu que estava grávida quando estava cursando a graduação e teve todo o apoio da família, do parceiro e da universidade. “Não quis sair de licença e tive todo apoio do pessoal da Unesp para ter horários flexíveis, entregar atividades em prazos diferentes e apoio do CCI (Centro de Convivência Infantil), que foi fundamental para que eu conseguisse terminar a graduação e depois o mestrado.”

Letícia e seus dois filhos: Gian Lucca, 4 anos, e Luiza, 3 meses.

Barbara Mello, 24 anos, formada em Biologia (Bacharelado), atualmente estudante de Biologia (Licenciatura) conta: “O Theo veio na minha primeira graduação, no meu quarto ano da faculdade de Biologia e foi uma loucura. Eu só consegui concluir a faculdade porque tive apoio dos meus pais e do meu companheiro.”

Barbara e seu filho Theo.


A maternidade envolve mudanças

Além de mudanças internas, a maternidade também traz consigo uma série de mudanças na vida pessoal e profissional.

Segundo Barbara: “Tudo muda. Família, casa, você mesma.”

“Foi ele que me inspirou a fazer outra graduação.”

Para futuras mães

Para mulheres que vão passar pela experiência de serem mães universitárias, Barbara aconselha:

“Coragem. E entender que tudo passa. O mantra da maternidade que o grupo de mães de apoio que participo sempre fala: ‘Passa, vai passar’ (…) É possível, sempre dá certo.”

Engravidar durante a universidade não é fácil, tem obstáculos, pois é difícil conciliar a rotina de estudos com um bebê a caminho, mas essas mães mostram como é sim possível ser mãe, estudante e mulher sem perder a sua essência.

A Jornal Jr deseja um Feliz Dia das Mães para todas as mamães!

Fotos por: Joyce Moraes e Ana Marsiglia

Edição de fotos: Anne Hernandes

Texto: Anne Hernandes e Joyce Moraes

4 thoughts on “Ensaio de Dia das MãesDesmistificando a maternidade durante a graduação

  1. Parabéns Jornal Jr pela matéria, a universidade é de todas, mas tem que ser guerreiras nesses casos. Fui mãe no primeiro ano do curso e hoje sou professora. Um grande abraço a todos

  2. Parabéns, conheço Leticia e sei de seu interesse em continuar sempre estudando muito. Garota esforçada, mãe dedicada e tenho certeza que nos estudos é ótima ❤️

    1. Que legal Sonia! A Leticia é realmente uma pessoa extremamente esforçada e dedicada tanto na maternidade quanto no estudo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *