Marketing de Defensores: o cliente é o seu principal aliado

Jornal Jr

Entenda o que é Marketing de Defensores

Marketing de Defensores (Advocate Marketing) é um conceito que explica a importância de conquistar pessoas que sejam tão apaixonados pela sua marca que elas passam a promover a sua empresa e recomendar seus serviços e/ou produtos naturalmente.

Ao longo dos anos ocorreram muitas mudanças no comportamento dos consumidores e tornou-se um hábito do público buscar por mais informações, de fontes confiáveis e pesquisas na internet, sobre aquilo que pretendem comprar.

Essas fontes confiáveis muitas vezes são aqueles que fazem parte do círculo social do cliente, como um parente, um amigo ou um conhecido. Segundo pesquisa da Nielsen, cerca de 92% das pessoas confiam na opinião de amigos e conhecidos quando estes recomendam produtos e serviços.


Quantas vezes você já comprou (ou deixou de comprar) algo baseado nas recomendações de um amigo?

Essa tendência mostra que no atual cenário, a publicidade tradicional não é mais o suficiente para as marcas se promoverem. É preciso que as empresas adotem novas estratégias para conquistar o público e o marketing de defensores é uma opção ideal para isso.

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Reprodução: Blend Comunicação

Identificando um defensor de marca

Um cliente defensor da marca é aquela pessoa que confia, se identifica e está satisfeita com a empresa a tal ponto, que acabam recomendando seus produtos as outras pessoas de maneira espontânea. É comum esse tipo de público interagir com a marca nas redes sociais, além de consumir mais que um cliente “normal”.

Indicar muito um restaurante a amigos e conhecidos, por exemplo, é ser um defensor de marca do mesmo.

Há também os colaboradores defensores da empresa (employee advocates), que são aqueles funcionários que defendem a marca dentro e fora do ambiente de trabalho, os que realmente “vestem a camisa”, amam fazer parte da organização e a indicam para possíveis futuros contratados da empresa.

Existem também aqueles que não são clientes e nem colaboradores, mas que defendem a marca com muito entusiasmo. Geralmente, essas pessoas se identificam com os valores da empresa e por isso a acompanham e promovem. Um exemplo disso são marcas de automóveis como Ferrari, Lamborghini e Porsche. Nem todas as pessoas que são fãs dessas marcas possuem um de seus carros.  

Benefícios do Marketing de Defensores

Engajamento: mantenha relacionamentos mais fortes com o seu público através do marketing de defensores, pois com ele você pode identificar pessoas satisfeitas com sua marca e aumentar o engajamento com elas. Entender bem a persona desses defensores ajuda a saber o que eles gostam e aplicar isso para desenvolver seu empreendimento.

Rentabilidade: um cliente defensor de marca pode consumir até duas vezes mais do que um cliente comum. Portanto, construir uma relação próxima com seus defensores os incentivará ainda mais a consumir os produtos e serviços da sua empresa. Além disso, os defensores de marca vão indicar seus produtos e serviços para conhecidos, ajudando assim na geração de leads.

Alcance orgânico nas redes sociais: os defensores de marca costumam interagir bastante com os perfis da empresa além de compartilhar seus conteúdos nas redes sociais. Elabore estratégias para que os clientes ajudem a propagar sua marca na internet.

Avaliações: responder o cliente é sempre muito importante, pois se ele ficou satisfeito, ficará ainda mais com o contato. Caso tenha feito críticas, reconheça-as e tente resolver o problema rapidamente para que o consumidor fique satisfeito pelo menos com a solução e possa, talvez, te dar outra chance futuramente.

Isso pode ajudar a aumentar as reviews positivas sobre sua marca em sites como o Facebook, Google Meu Negócio, TripAdvisor, entre outros.

Conteúdo produzido pelo próprio cliente: o desenvolvimento de conteúdo é parte essencial das estratégias de marketing digital, portanto quando seus clientes, colaboradores e entusiastas se identificam tanto com sua marca a ponto de criar conteúdo (fotos, depoimentos, vídeos, etc) relacionado a ela, isso aumenta ainda mais o alcance e a credibilidade de sua empresa.

Reprodução: Tudo sobre incentivos

Colocar em prática uma boa estratégia de Marketing de Defensores ajuda a aumentar o número de clientes que indicam a marca, compartilham seu conteúdo e avaliam positivamente sua empresa.

Já que a maioria das pessoas buscam por opiniões de outras sobre um produto antes de comprá-lo, é vital que exista um grande público falando bem da marca, especialmente nas redes sociais e em sites de busca.

Quanto mais consumidores defendendo sua empresa, maior a probabilidade de outras pessoas verem seu produto ou serviço como sendo confiável e de qualidade, assim tornando-se novos clientes.

A Jornal Jr acredita que o Marketing de Defensores é muito importante para as empresas, pois as marcas que implantarem essas estratégias o quanto antes terão vantagem em relação a seus concorrentes.

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