Dia Internacional da Mulher

Jornal Jr

Hoje, dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada no final do século XIX para incentivar as lutas feministas por melhores condições de vida, trabalho e o direito ao voto.

Reprodução: Pixabay

No final do século XIX, as diárias de trabalho de mais de 15 horas, baixos salários e a discriminação do gênero feminino eram os principais pontos que eram levados em discussão nas conferências. Segundo registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em 1908, como Dia Nacional da Mulher, onde mais de 1500 mulheres se uniram para conquistar a igualdade política e econômica de gênero dentro do país.

A data 8 de março foi escolhida após um incêndio em uma fábrica de camisas no ano de 1911, em Nova York, que matou 146 trabalhadores, dos quais 125 eram mulheres e 21 homens. O alto número de vítimas é decorrente de péssimas condições de trabalho e uma porta fechada que impediu a fuga das trabalhadoras.

Após o incêndio, surgiu um mito de uma greve que teria ocorrido no dia 8 de março em Nova York, o que não aconteceu, mas por conta de jornais alemães e franceses, a confusão ocorreu. Entretanto, no dia 8 de março teve início as manifestações russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial. Com mais de 90 mil russas, a manifestação ficou conhecida como “Pão e Paz”; sendo esse o marco para a escolha do dia 8 de março.

Com a Segunda Revolução Industrial, as fábricas incorporaram as mulheres como mão de obra barata e as condições insalubres de trabalho continuavam, e com elas, os protestos continuavam. Somente em 1977 o Dia Internacional da Mulher foi ser reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Atualmente, a data tem caráter comemorativo, mas não é esquecido o principal objetivo: lembrar como é importante a conscientização e a luta contra as desigualdades de gênero em todas as sociedades, assim como celebrar as conquistas que as mulheres obtiveram através dos anos.

A equipe da Jornal Jr. deseja a todas um feliz Dia da Internacional da Mulher!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *