Persona: um mecanismo essencial para o marketing da sua empresa Saber quem é o consumidor ideal dos seus produtos é a chave para uma produção de conteúdo voltada para os interesses certos. Por isso, crie já uma persona!

Jornal Jr

Este texto é para você que tem uma empresa e deseja melhorar o contato entre ela e seus clientes. Para isso, você vai precisar de uma estratégia de marketing que chame a atenção do seu público e que atenda as necessidades dele. O primeiro passo é conhecer quem são essas pessoas que realmente compram os seus produtos e interagem com a sua empresa. Você vai precisar de uma persona

O que é persona?

No marketing, existem alguns tipos de personas. Buyer Persona, é o nome que se dá a um personagem fictício criado para representar o consumidor ideal de uma empresa. A partir de características pessoais e comportamento de consumo de clientes reais, estuda-se o perfil predominante do público dessa companhia, coletando informações para criar o cliente ideal.

O cliente ideal é aquele que vai interagir com as suas publicações, ler o seu conteúdo e comprar o produto, pois se identifica com a proposta do negócio e, com ele, encontra soluções para os seus problemas.

Exemplo de Persona:
Pedro, 42 anos. Possui uma sorveteria no centro da cidade de Bauru. Trabalha de terça à domingo vendendo sorvetes, com ajuda da mulher e da filha. Tem dificuldades de conseguir novos clientes e de manter a empresa funcionando no inverno. Como hobbie, ele joga futebol com os amigos e gosta de cuidar do jardim da sua casa.

Por que ela é importante?

Definir uma persona para a sua empresa é importante pois coloca o consumidor no centro do seu negócio. Ele é a peça mais importante em um sistema de vendas. O seu negócio deve ter como foco os desejos e necessidades do seu cliente, visando a sua total satisfação enquanto consumidor.

Dessa maneira, ao criar uma persona, você conhece quem é o seu cliente de forma completa e pode produzir marketing com um conteúdo que seja relevante para ele. Ele vai se sentir identificado e compreendido, de forma a reconhecer a necessidade que tem do seu produto e realizar a compra.

A imagem possui uma mesa de madeira com uma pasta e um computador. Do lado direito, a mão de um homem segura a tela do computador e, do lado esquerdo, aparece o corpo de uma mulher sentada. persona.
Fonte: Pixabay

Mas qual é a diferença de persona e público-alvo?

O público-alvo é uma definição mais ampla das pessoas que a sua empresa atinge. Ele reúne informações geográficas e socioeconômicas de pessoas que podem se interessar pelo seu produto, mas não tem como objetivo unir esses dados em um consumidor específico. Assim, definir o seu público-alvo não é o suficiente para uma boa estratégia de marketing digital, que deve ser focada no cliente de forma mais específica.

Exemplo:
Homens com mais de 40 anos que possuem seu próprio negócio e estão com dificuldades de mantê-lo.

E como posso criar uma persona?

Como a persona deve ser o mais próximo possível de uma pessoa real, você vai precisar fazer pesquisas com o público da sua empresa.

Será necessário fazer diversas perguntas aos seus clientes, com o objetivo de descobrir o maior número de informações possíveis sobre ele. A partir disso, você deve anotar a idade, sexo, classe social, profissão, hobbies, objetivos de vida e outros aspectos da personalidade da pessoa que julgar importante. Esse contato pode ser feito pessoalmente, por e-mail ou telefone, para aproximar sua empresa do cliente e criar uma persona mais assertiva.

Por fim, basta identificar características comuns entre as pessoas entrevistadas, assim como as necessidades mais aparentes. Com esses dados, você pode criar o perfil do que seria o seu cliente ideal, utilizando o maior número de detalhes possível.

A sua empresa pode exigir a criação de mais de uma persona, baseada em perfis diferentes de consumidor. No entanto, utilize o mecanismo moderadamente, já que a ideia da persona é justamente especificar, a fim de criar uma estratégia de marketing completa condizente com cada uma delas. O foco é no cliente ideal.

Não espere mais para começar a desenvolver estratégias que vão ajudar a sua empresa crescer, principalmente no mundo online. Um marketing eficiente pode ser o que está faltando para você conseguir os clientes que deseja.

A Jornal Jr pode te ajudar nessa tarefa! Conheça mais sobre o nosso trabalho na nossa página do Facebook ou no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *