Código de Ética do MEJ: como nós trabalhamos? Conheça o código de ética cujo "propósito é concretizado diariamente por cada empresário júnior e se resume basicamente em construir um Brasil melhor, pautado na ética.”

Jornal Jr

Você sabia que o MEJ segue um Código de Ética?

Em agosto de 2015, foi lançado o Código de Ética do Movimento Empresa Júnior que visa organizar a visão, missão e valores das empresas juniores brasileiras, por meio de um conjunto de regras que permitem a realização de um trabalho íntegro, confiável e satisfatório. Ele reafirma o desejo do MEJ de ser exemplo “não só de coragem e força de vontade, mas também de ética e integridade.”

É o Código de Ética que torna clara a maneira como os membros da empresa júnior devem agir enquanto colaboradores, oferecendo um serviço de qualidade e evitando situações desagradáveis com os clientes da empresa e com os próprios colegas de trabalho.

código de ética
Fonte: Cesan

O que o Código diz?

O Código de Ética do Movimento Empresa Júnior une uma porção de ideais que, em conjunto, traçam o perfil de um profissional ético e responsável. E são com essas características que uma empresa deve ser regida e realizar os seus serviços, buscando sempre o melhor desempenho e prezando pela satisfação do cliente.

Para que isso seja possível, segundo o Código, cada membro da empresa deve “cumprir as funções que lhe forem delegadas e agir cooperativamente na sua Empresa Júnior, além de conhecer os princípios do Movimento Empresa Júnior para cumpri-los e disseminá-los.”

É importante lembrar que as empresas juniores são empresas sem fins lucrativos e, assim, todos os estudantes que fazem parte de empresas juniores atuam como colaboradores, apenas com a iniciativa de crescer o MEJ e transformar o Brasil, além de adquirir experiência no mercado de trabalho. Por isso, uma das regras do Código de Ética é não “aceitar, no exercício de suas atividades profissionais, qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, comissão, doação, ou vantagem indevida de qualquer espécie, para si ou para terceiros”.

Entre outras ações que não devem ser realizadas pelos empresários juniores, estão “manifestações partidárias em nome de qualquer instância” ou “tratar de forma desigual ou injusta, seja por interesse pessoal ou da Empresa Júnior, qualquer das partes interessadas em função de cor, sexo, religião, origem, classe social, idade ou incapacidade física e mental”.

Vale pontuar também que as empresas juniores devem exercer suas atividades seguindo a legislação específica da sua área de atuação e cumprir os contratos que firmarem, sempre respeitando as leis do país e mantendo uma relação transparente com seus clientes.

Além disso, é necessário manter uma boa relação com a Instituição de Ensino Superior a que a empresa pertence, respeitando as decisões legais de suas autoridades e esclarecendo-as sobre os serviços prestados pela empresa.

código de ética
Fonte: Estat Jr

E se alguma infração for cometida?

De acordo com o Código de Ética, se alguma infração for cometida, a Brasil Júnior deve avaliá-la e decidir uma punição adequada de acordo com a gravidade do erro. As sanções disciplinares incluem advertência, reparação do dano, suspensão e até exclusão.

Por que é importante estar a par do Código de Ética?

Se você é um empresário júnior, conhecer o Código de Ética é essencial para guiar as suas ações durante a vida no MEJ e, possivelmente, no mercado de trabalho. As regras que caracterizam um trabalho ético devem estar presentes no dia a dia de cada profissional para que serviços sejam prestados com excelência e o Brasil possa caminhar para um futuro melhor.

Se você é cliente de uma empresa júnior, o Código de Ética vai te trazer mais confiança em relação aos serviços da empresa. O cliente poderá conhecer a forma como trabalhamos e decidir se ela se adequa às suas necessidades, além de ter mais clareza e poder tomar atitudes caso algum detalhe esteja fora do estipulado no Código.

A Jornal Jr faz parte do Movimento Empresa Júnior e também trabalha seguindo esse Código de Ética que, além de dar credibilidade aos nossos serviços e prezar pela integridade do movimento, nos torna mais unidos e motivados para aprender, empreender e transformar o Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *