Dia Internacional da Amizade: o benefício de ter amigos no ambiente de trabalho

Jornal Jr

No dia 20 de julho, é comemorado o Dia da Amizade no Brasil. A data, que tem origens históricas, celebra o companheirismo e os laços criados entre as pessoas. Seja no trabalho, na escola ou em uma padaria, o que importa é se sentir acolhido e com um amigo para contar. Não existe lugar certo, a amizade está nos detalhes mais simples.

amizade
Equipe Jornal Jr 2018

Origem

A data tem divergência em alguns países por conta de sua origem. A iniciativa para estabelecer um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente antecede um evento histórico, a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha para valorizar a amizade entre os seres humanos, de forma a incentivar a cultura de paz. Idealizada por um médico no Paraguai, o dia 30 de julho foi escolhido como o Dia da Amizade.

A chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, foi considerada “um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”. O médico argentino Enrique Ernesto datou, então, o Dia da Amizade como dia 20 de julho, a data adotada pelo Brasil.

Em 27 de abril de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU), durante a sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, designou o dia 30 de julho como Dia Internacional da Amizade, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade.

A importância da amizade no ambiente de trabalho

amizade
Diretores, trainees e a polo azul 🙂

A amizade move o ser humano desde sempre. Desde as primeiras relações, o afeto, a confiança, o carinho e o companheirismo criam laços, deixando a vida mais leve e mais feliz. Ter um amigo é poder compartilhar alegrias, tristezas, viagens, comidas, fotos e filmes. É poder compartilhar todos os momentos, é ver o outro crescendo e ficar feliz e orgulhoso. A amizade está na simplicidade e ela começa do nada: você pode conhecer seu melhor amigo em uma fila para pegar um ônibus, no trabalho ou em uma ida à padaria. Ela pode estar em qualquer lugar.

A amizade em ambientes mais sérios, como no trabalho, é muitas vezes, vista como algo que pode diminuir o rendimento do funcionário. Mas, o que poucas pessoas sabemos, é que a amizade em um ambiente mais formal motiva, dá mais engajamento em dias difíceis, deixa o ambiente mais leve e aumenta a produtividade. O que se deve tomar cuidado é não se fechar em pequenos grupos específicos que prejudiquem a equipe. O respeito e o profissionalismo são fundamentais. Na dosagem certa, a amizade dentro de uma empresa só tem a acrescentar.

Núcleo de qualidade (Laura e Heytor)

A presidente Natália Santos da Jornal Jr confirma essa ideia:
“Eu posso dizer. com certeza, que as minhas melhores amizades saíram da Jornal Jr. É engraçado. Quando eu entrei, a maior parte dos trainees eram da minha sala de aula, e eu fiquei com medo de acabar me estressando muito. Mas dentro da empresa, a gente se depara com situações que não ocorrem na graduação. Gerir uma empresa, lidar com problemas financeiros e jurídicos. Você amadurece junto com as pessoas que estão ao seu lado e querendo ou não, você cria laços. Vocês passaram pelas mesmas situações e, com o tempo, você consegue ver que a amizade de vocês vai muito além daquilo. Particularmente, é muito mais fácil trabalhar com amigos. As vezes, tem alguns problemas de pessoas que não conseguem dividir a amizade dentro da empresa e fora. Mas quando você tem noção, sabe dividir, é sensacional. É muito gostoso, porque quando você tem amigos juntos com você, o difícil se torna fácil, e o trabalho fica mais leve. Eu lembro de uma frase que eu falei pra vocês: ‘sozinho você vai mais rápido, mas junto você vai mais longe’. Quando eu ouvi essa frase, eu só pensei em todas as amizades que a Jornal Jr me deu.”

Estabelecer laços no trabalho geram felicidade e como consequência, uma maior produtividade.

A Jornal Jr é uma empresa formada por amigos e comemorar o Dia da Amizade é também comemorar o sucesso da empresa e das relações que construímos até aqui. Feliz Dia do Amigo! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *