Tamirys Seno conta sobre a atuação do jornalista dentro dos games

Jornal Jr

Universo dos games vira uma possibilidade dentro do leque jornalístico

O segundo dia de palestras da Semana de Jornal 2017 contou com a apresentação bastante digital da gestora de mídias do “The Enemy”, Tamirys Seno, que discutiu as possibilidades de seguir uma carreira no jornalismo trabalhando com o mundo dos games.

Mediada pelo professor da Unesp-Bauru, Pedro Santoro Zambon, Tamirys iniciou a palestra contando um pouco de sua trajetória dentro da comunicação. Formanda pela Unesp, a gestora de mídias foi uma das co-fundadoras do blog “Garotas Geeks” e mostrou que, é sim, possível se aventurar na tecnologia.

Tamirys abordou a questão sobre o mercado de jogos dentro do jornalismo. No Brasil, a receita total dos games chega a 1.3 bilhões de reais, sendo que em 2017, o perfil dos gamers está se tornando feminino. A palestrante ainda quebrou o tabu de que os games são coisas de “criança”, pois pesquisas atuais mostram que o maior público desse produto está na faixa dos 24 aos 30 anos.

A gestora de mídias então, mostrou as possibilidades que um jornalista pode atuar no universo dos games, desde revistas especializadas até sites de jogos.

 

Dentro do cenário dos jogos, os eventos tem grande força como a Comic Con, a BGS (Brasil Game Show) e a Game XP, que contam com uma grande equipe de assessoria de imprensa com profissionais da área do jornalismo. Além disso, os releases sobre as novidades também são fortes e de extrema importância para esse setor.

Os novos projetos de comunicação voltados para o jogos digitais mostram que esse cenário está em ascensão no Brasil, e que começa a ganhar força no cenário internacional. Tamirys deu dicas sobre como criar um portfólio dentro da área tecnológica, como o desenvolvimento de freelancers para sites dessa área.

games
Tamirys falou em sua palestra sobre o cenário dos games no país, os principais canais da atualidade e contou suas experiências no mercado (Créditos: Gustavo Lustosa/Jornal Jr.)

Tamirys relembrou como o “Garotas Geeks” começou, com a ideia de se produzir conteúdo voltado para o público feminino. Ainda na graduação de jornalismo da Unesp, a gestora de mídias reuniu pessoas para a criação do site que existe até hoje.

Os novos caminhos do jornalismo foi o tópico que finalizou a palestra de Tamirys Seno, e a palestrante debateu a reinvenção da profissão, que vai muito além da assessoria e da produção de textos. “Os veículos já entendem a necessidade de um social mídia”, afirmou Tamirys, fortalecendo a ideia de que as gestões de mídia estão se tornando um grande foco do jornalismo.

“Um veículo precisa de leitores, e se você não conhece seus leitores, ‘sai’ da internet”, frisou a palestrante, que se mostrou muito favorável ao contato direto do jornalista e das empresas com o público. Além disso, o trabalho com os influencers é essencial para o progresso de uma marca.

O engajamento com o público é algo que pode ser difícil, mas na visão de Tamirys, é algo importante para quem deseja trabalhar no universo digital. “A gente vive em um momento em que todo mundo é emissor”, finalizou a palestrante.

Após a palestra de Tamirys Seno, foi aberto para que os presentes fizessem perguntas a gestora de mídias do “The Enemy”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *