O jornalismo no youtube é jornalismo ou entretenimento?

Jornal Jr

Palestra com Stephanie Noelle, jornalista e idealizadora do blog “Chez Noelle” abordará sobre o Jornalismo no YouTube

                                                                                                                                                                         Por Giovana Gomes

O YouTube já funciona, há muito tempo, como uma boa alternativa para jornalistas e comunicadores no geral, publicarem produções sobre os mais diversos assuntos. Apesar da maior parte do conteúdo visualizado ainda ser os de games e os com teor humorístico, cada vez mais se abre espaço para vídeos com o objetivo de trazer informação e conhecimento para o público.

Um dos principais motivos para esse crescimento desse conteúdo com interesse jornalístico é, sem dúvidas, a liberdade de produção que pode ser encontrada muito mais no YouTube do que na imprensa tradicional. Essa plataforma aberta é considerada mais democrática e dinâmica e também facilita a busca de vídeos que mais interessam aos usuários. Além disso, traz aos jornalistas o que está em destaque, vídeos em primeira mão e as principais publicações.

Youtube e o jornalismo
Fonte: youpix

É um novo relacionamento entre empresas de mídia e o público, mais múltiplo e engajado do que já vimos em outras plataformas. Apesar desse progresso, ainda existe um preconceito em relação à esse novo tipo de jornalismo. Algumas pessoas trazem à tona a questão “Entretenimento x Jornalismo”, ou seja, se o conteúdo postado no YouTube, mesmo com o viés jornalístico, existe muito mais para chamar a atenção e agradar o espectador do que informar.

Stephanie Noelle, formada em jornalismo pela USP, youtuber e idealizadora do blog Chez Noelle, com passagem também pelo blog Petiscos Julia Petittrará esse tema e debate para sua palestra, que será a última do evento Compartilhe 2017, das 21h às 23h. Seu canal do youtube, com mais de 30 mil inscritos, possui vídeos com os mais variados tópicos: o próprio jornalismo, auto estima, feminismo, moda, comportamento, viagens, e muitos outros.

O Compartilhe 2017 acontecerá na Unesp de Bauru, sendo um dia de palestras sobre mídias digitais em convergência com os cursos de comunicação. Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *