Os cinco pilares para um bom marketing de conteúdo nas redes sociais

Jornal Jr

Por Lívia Reginato

Você sabe o que é marketing de conteúdo? É quando uma marca busca engajar seu público alvo por meio da produção de conteúdo com que ele se identifique. Esse conteúdo agrega valor à marca, gerando uma visão positiva no público alvo da campanha. É uma das formas mais em evidência do marketing, em tempo de redes sociais. Para exemplificar uma dessas campanhas, temos o caso da maionese Hellmanns’s em parceria com o supermercado St. Marché em São Paulo, a marca inovou fugindo do velho clichê do site de receitas, em vez disso no ato da compra do cliente, na emissão de seu cupom fiscal, se o cliente comprasse uma maionese da marca, ele ganhava uma receita personalizada com ingredientes que tinha no carrinho. Confira a iniciativa aquidd

Mas em tempo de redes sociais, aquele que sabe aproveitar melhor as ferramentas de chegar até o cliente sai ganhando, é o caso da rede de cafeterias Starbucks, que via Instagram criou um conteúdo de entretenimento de sucesso com seu público. Hoje a rede de cafeterias possuí mais de 5,8 milhões de seguidores. E sua atuação vai além da publicação de fotos atraentes visualmente, pois a marca estimula os clientes a participarem da idéia e também postarem suas fotos, gerando um alcance maior com um conteúdo espontaneamente produzido pelos seus clientes. Juntamente com isso, o atendimento em seus cafés é personalizado: as embalagens levam com o nome do cliente com desenhos e corações, o que cria uma relação de fidelidade e identificação com a marca, além de gerar fotos exclusivas na rede social, fazendo os clientes se sentirem valorizados e incluídos.

Assim, sabendo da importância do marketing de conteúdo, o Blogando Bauru 2015 traz para o evento uma convidada de peso: Aline Guerra Formada em publicidade pela UFRJ com MBA em Marketing. Ela tem nada menos que 10 anos de experiência no ramo. Já trabalhou para grandes multinacionais como da Coca-Cola e Toyota e em grandes agências como DM9 e JWT.

AAEAAQAAAAAAAAbgAAAAJGJhYjJlNTdkLWQ1M2MtNGE5NS1iMTliLWYyNTk2ZGJmYTRmMAHoje, ela atua na AG2, um braço brasileiro da marca global Nurun, referência mundial em inovação e comunicação digital, sendo responsável pelo planejamento estratégico e implementação de campanhas de comunicação para empresas de diversos setores como Ponto Frio, Shell, HP, Três Corações, Natura, Perdigão e Sadia.

Sobre a palestra que será ministrada no evento ás 16h do sábado, 03 de outubro, a publicitária comenta o que se pode esperar do evento: “Apresentarei essa visão bem prática dos cinco pilares essenciais para um marketing de conteúdo que traga resultados nas redes sociais, combinando explicações baseadas em grandes teóricos do marketing e os melhores cases do mercado”, ela ainda explica que sua experiência ao longo da carreira ajudou a ter uma visão clara destes pilares quando passou a estudá-los a fundo: “Estudando os melhores cases de marketing de conteúdo do mercado nacional e internacional, percebi que grande parte deles seguia um processo em comum: a passagem pelos cinco pilares de uma forma cíclica. Assim essas empresas conseguem fazer conteúdo digital que conquista o coração dos consumidores e traz resultados para a empresa”.

Confira o restante da entrevista:

Qual foi a importância nesse processo de trabalhar com marcas multinacionais, como a Coca-Cola?

As marcas multinacionais nos ensinam muito, pois há sempre o desafio de desenvolver estratégias de conteúdo para o consumidor e mercado brasileiro de forma que estejam alinhados ao posicionamento global da marca.

Na sua opinião, o Brasil acompanha as tendências internacionais de marketing de conteúdo? Você tem algum exemplo de campanha bem sucedida?

O Brasil acompanha algumas tendências e estamos evoluindo muito mas a maioria dos cases ainda são do mercado internacional. Pensando em marcas bem sucedidas podemos citar a GoPro, RedBull,  Oreo e no mercado nacional a Farm e o Itaú são exemplos inspiradores.

Como o público alvo e os objetivos da marca influenciam no formato do meio (Facebook, Twitter, etc) escolhido para a campanha de conteúdo?

O target [na publicidade, não necessariamente o público-alvo, mas os objetivos gerais que se procura atingir com estratégias de comunicação, ou seja, é uma tática para se chegar ao objetivo] e os objetivos da marca influenciam diretamente no meio escolhido. Cada mídia tem seus diferenciais e entendê-los é essencial para definir se sua campanha vai conseguir atingir os objetivos.

Tem alguma dica para os profissionais de comunicação que desejam ingressar nesse meio?

Hoje todo profissional de comunicação que deseja trabalhar com marketing de conteúdo deve pensar sempre em quais são objetivos de negócios que a ação precisa entregar, definir os KPIs e avaliar os resultados. Nenhuma campanha de marketing de conteúdo é realmente eficiente se não consegue entregar os resultados esperados pelo cliente.

As marcas nacionais e internacionais já entendem a relevância das redes sociais em suas estratégias de comunicação. Elas percebem que mais do uma nova mídia, estas plataformas moldam a percepção dos consumidores e influenciam diretamente a preferência de marca. Na palestra vão ser mostrados os cinco pilares para desenvolver um bom marketing de conteúdo nas redes sociais. Estudantes de comunicação, profissionais atuantes na área no mercado de trabalho e empreendedores que desejam buscar novas estratégias consonantes com a era das mídias sociais serão mais que bem-vindos no Blogando Bauru 2015 para descobrir os segredos o que Aline Guerra aprendeu ao longo de seus 10 anos de carreira.

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