Jornal Jr. marca presença no XV Enejunesp

A nova gestão representará a empresa de jornalismo no maior encontro de empresas juniors do estado

Por Janaína Ferraz

Nos dias 29 de Abril a 1º de Maio, ocorre o XV Enejunesp –  Encontro das Empresas Juniores da UNESP – em Franca, interior de São Paulo.

De acordo com o estatuto do Enejunesp, qualquer empresa júnior da UNESP pode participar do encontro. Contudo, o evento é monitorado por uma comissão específica, formada só por alunos membros das empresas de toda a universidade. Essa comissão decide o tema do evento e vota na empresa junior que irá realizar o próximo Enejunesp.

O Enejunesp acontece duas vezes por ano, uma em cada semestre. No primeiro semestre de 2010 o encontro aconteceu em Guaratinguetá, já no segundo semestre em Assis. Como única empresa júnior de jornalismo, a Jornal Jr., fez o primeiro boletim de cobertura e de levantamento histórico do evento.



Membros de empresas juniores da UNESP se reúnem em grupos de discussão. (Fonte: picasaweb.google.com/NEjunesp)

 O encontro não há separação das atividades por áreas. O evento foca no assunto “empreendedorismo”, independente do tema da edição. As atividades, por sua vez, se resumem em palestras com profissionais do meio empresarial e em grupos de discussão.

Nesses grupos de discussão (GD), todos os diretores se reúnem numa sala e explicam como funciona o trabalho na sua empresa júnior e quais os seus problemas recorrentes. Os outros diretores ouvem e dão sugestões para o que se está problematizando. Há GDs para os presidentes, diretores de projetos, diretores de martketing, e assim por diante.

A ex-diretora de projetos da Jornal Jr., Laís Modelli, conta que o Enejunesp foi muito bom para a empresa. “Fechamos parceria de trabalho com várias empresas; Empresa Junior de Geografia de Prudente, Relações Internacional de Marília, etc; e ficamos conhecidos no campi todo”.

No GD em que Laís participou, ela recebeu várias ideias de funcionamento interno. “A Jornal Jr. ainda era muito jovem, tínhamos vários problemas quanto a isso”.

Foi através das reuniões e troca de conhecimentos que o Enejunesp trouxe para a Jornal Jr. a atual célula de funcionamento da empresa de jornalismo; repórteres fixos para boletins, repórteres freelas cadastrados, trainees, diretoria e um braço maior para a diretoria de projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *